Originalmente publicado em: http://www.ijui.com/ijui//63377-portal-ijui-com-e-tema-em-trabalho-de-alunos-de-administracao-na-unijui.html
Texto e fotos: Karin Franco
O Portal Ijui.com foi tema de um trabalho realizado pelos alunos do
curso de Administração da Unijuí, Luis Fernando Irgang e André
Foguesatto.
Intitulado “Aprofundando conhecimentos sobre uma organização – Estudo de caso do Portal Ijui.com”, o trabalho foi apresentado durante a última sexta-feira, 06, na disciplina de Teoria da Administração 3, ministrada pela professora Dr. Denize Grzybovski.
Em entrevista ao Portal Ijui.com, Luis Fernando explicou que a ideia nasceu a partir de uma proposta feita na disciplina. O objetivo era aliar as teorias estudadas durante o semestre com a prática das empresas.
“Então surgiu a ideia de estar aplicando esse estudo em uma empresa nova e também numa empresa diferente das outras, como é o Ijui.com”, disse.
“A gente acabou escolhendo o Ijui.com porque o produto do Ijui.com é um produto intangível, o produto é a informação”, explicou. “Ele não é um produto palpável, então tem outra estrutura, outra dinâmica de empresa”.
Luis explica que o Portal Ijui.com segue um novo sistema de empresas que estão surgindo no início deste século. “O Ijui.com segue uma tendência de uma nova dinâmica, um novo sistema de empresa que é uma organização virtual, cujo produto então vai ser a reportagem, vai ser a matéria”.
E é exatamente essa nova abordagem que acabou sendo um dos desafios dos alunos durante a pesquisa para realização do trabalho. “Pra nós enquanto acadêmicos o maior desafio foi achar uma teoria que desse conta de explicar a situação do Ijui.com em questões de mercado, porque hoje, como o Ijui.com, ele se enquadra dentro de uma nova geração de organizações”, disse.
Luis explica que ainda não há dentro do campo da Administração uma única teoria que explique o funcionamento dessas novas organizações. “Dentro da Administração existem vários teóricos, vários pesquisadores que ainda estão estudando uma maneira de teorizar a questão da nova organização contemporânea”, explicou.
“Pra nós, enquanto acadêmicos, foi muito difícil porque a gente teve que estudar ponto a ponto da empresa, sob o olhar de vários teóricos. Então um determinado teórico tinha uma teoria que explicava uma determinada situação do Ijui.com, só que pra outra situação aquela teoria já não funcionava”, disse. “Então a gente teve que buscar muitas fontes alternativas pra poder estar entendendo essa dinâmica da empresa”.
Para Luis, o resultado de toda essa pesquisa foi a oportunidade de aprender que também é preciso um olhar para fora da universidade.
“Acredito que a gente aprende que tem que estar inteirado aqui fora também, tem que estar tentando aliar o teórico com o prático, e entender o que está acontecendo a nossa volta, pra gente, enquanto acadêmico, também estar pesquisando, estar entendendo uma nova forma de mudar o mundo, a comunidade onde a gente está inserido e a assim a gente obtém o nosso sucesso”, finalizou.
Fotos:
Intitulado “Aprofundando conhecimentos sobre uma organização – Estudo de caso do Portal Ijui.com”, o trabalho foi apresentado durante a última sexta-feira, 06, na disciplina de Teoria da Administração 3, ministrada pela professora Dr. Denize Grzybovski.
Em entrevista ao Portal Ijui.com, Luis Fernando explicou que a ideia nasceu a partir de uma proposta feita na disciplina. O objetivo era aliar as teorias estudadas durante o semestre com a prática das empresas.
“Então surgiu a ideia de estar aplicando esse estudo em uma empresa nova e também numa empresa diferente das outras, como é o Ijui.com”, disse.
“A gente acabou escolhendo o Ijui.com porque o produto do Ijui.com é um produto intangível, o produto é a informação”, explicou. “Ele não é um produto palpável, então tem outra estrutura, outra dinâmica de empresa”.
Luis explica que o Portal Ijui.com segue um novo sistema de empresas que estão surgindo no início deste século. “O Ijui.com segue uma tendência de uma nova dinâmica, um novo sistema de empresa que é uma organização virtual, cujo produto então vai ser a reportagem, vai ser a matéria”.
E é exatamente essa nova abordagem que acabou sendo um dos desafios dos alunos durante a pesquisa para realização do trabalho. “Pra nós enquanto acadêmicos o maior desafio foi achar uma teoria que desse conta de explicar a situação do Ijui.com em questões de mercado, porque hoje, como o Ijui.com, ele se enquadra dentro de uma nova geração de organizações”, disse.
Luis explica que ainda não há dentro do campo da Administração uma única teoria que explique o funcionamento dessas novas organizações. “Dentro da Administração existem vários teóricos, vários pesquisadores que ainda estão estudando uma maneira de teorizar a questão da nova organização contemporânea”, explicou.
“Pra nós, enquanto acadêmicos, foi muito difícil porque a gente teve que estudar ponto a ponto da empresa, sob o olhar de vários teóricos. Então um determinado teórico tinha uma teoria que explicava uma determinada situação do Ijui.com, só que pra outra situação aquela teoria já não funcionava”, disse. “Então a gente teve que buscar muitas fontes alternativas pra poder estar entendendo essa dinâmica da empresa”.
Para Luis, o resultado de toda essa pesquisa foi a oportunidade de aprender que também é preciso um olhar para fora da universidade.
“Acredito que a gente aprende que tem que estar inteirado aqui fora também, tem que estar tentando aliar o teórico com o prático, e entender o que está acontecendo a nossa volta, pra gente, enquanto acadêmico, também estar pesquisando, estar entendendo uma nova forma de mudar o mundo, a comunidade onde a gente está inserido e a assim a gente obtém o nosso sucesso”, finalizou.
Fotos:
Comentários
Postar um comentário